Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Professores participam de aula inaugural do Cooperjovem
Professores participam de aula inaugural do Cooperjovem
PROGRAMA DO SESCOOP / 28/03/2019
  Neste ano, a Coopermota integra o grupo de cooperativas que irão desenvolver atividades junto a educadores que fazem parte da Escola de Tempo Integral de Assis
 
  Mais de 100 professores da rede municipal de Assis participaram da aula inaugural do programa Cooperjovem, realizado pela Coopermota em parceria com outras cooperativas e o Sescoop. Farão parte desta iniciativa os educadores que fazem parte da escola de tempo integral. Trata-se de uma iniciativa que tem a proposta de levar o tema do cooperativismo e a cooperação aos professores para que estes incorporem a atividade junto aos seus alunos. O período de capacitação se estende neste ano, em Assis, com aulas presenciais entre março e novembro, no horário de formação dos professores.
    O programa Cooperjovem é um projeto de educação para a cooperação, desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB desde 2000. A partir de 2001 foi implantado no estado de São Paulo e tem o objetivo de "despertar nos educadores e educandos uma consciência sobre cooperação, auxiliando na organização e desenvolvimento de projetos nas escolas, através do desenvolvimento de uma metodologia educacional cooperativa e da compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica", conforme definição da OCB.
    A Coopermota mantém a parceria na execução do Cooperjovem na região de abrangência da cooperativa desde 2012 e já atendeu mais de 20 escolas nas cidades de Cândido Mota, Palmital, Santa Cruz do Rio Pardo, Presidente Prudente e Paraguaçu Paulista. 
    O programa possui metodologia própria e é aplicado em três etapas. Na primeira delas é realizada a formação dos profissionais. As atividades são desenvolvidas em 40 horas, compostas pelas aulas ministradas pelos instrutores do Sescoop e o tempo dedicado a elaboração de um Projeto Educativo Cooperativo – PEC. Trata-se de uma ação pensada a ser desenvolvida junto aos alunos das escolas participantes e que deverá ser aplicada nos dois anos seguintes, com acompanhamento do Sescoop e das cooperativas parceiras, como parte da segunda e terceira etapas do programa.
 
Colaborou Bruna Reis.
 

 

COMPARTILHE
© Coopermota 2019 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400