Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Coopermota apoia campanha municipal de doação de sangue
Coopermota apoia campanha municipal de doação de sangue
"SEJA UM HERÓI. SALVE UMA VIDA" / 26/06/2019
   Até o dia 28 de junho, próxima sexta-feira, a prefeitura de Cândido Mota busca a adesão de pessoas da comunidade dispostas a realizar a doação de sangue, como parte de sua programação de iniciativas de prevenção da Secretaria Municipal da Saúde. Até esta data, a campanha “Seja um herói. Salve vidas” prepara uma listagem com os nomes dos possíveis doadores, para a organização de um transporte que os levará até Marília, onde será realizada a doação, no sábado, 29. A Coopermota apoia a iniciativa e também é um ponto de coleta dos nomes de pessoas interessadas em doar. Uma das listagens da Secretaria da Saúde está disponibilizada no setor de Comunicação da cooperativa.
   De acordo com Larissa Silva Mattioli Martins, coordenadora da Atenção Básica do município de Cândido Mota, a doação será realizada em Marília a partir de uma parceria já estabelecida há alguns meses, quando foi incentivada em Cândido Mota a doação de medula óssea. As doações foram dirigidas ao Hemocentro da Universidade de Marília, o qual também atende as demandas de sangue para hospitais da região de Assis e Cândido Mota. “Quem precisa de uma transfusão de medula utiliza muito sangue na espera do seu doador, por isso, também estamos nesta busca por apoiar a manutenção do banco de sangue em um estoque que atenda às demandas do Hemocentro”, explica.
   Além disso, a coordenadora acrescenta que quando o sangue é doado, ele é dividido em três partes e que algumas delas podem ser utilizadas em um espaço de tempo muito curto. “Optamos por encaminhar as doações para Marília, até mesmo porque a demanda de lá, que é um hospital de referência regional, é maior. Sendo assim, um possível volume acentuado de doações em um mesmo tempo, tem maior potencial de aproveitamento neste espaço, por possuir uma demanda maior de necessidades, inclusive de pacientes de Assis”, diz. Contudo, a coordenadora destaca que também há a proposta da Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota em dirigir doadores para o Hemonúcleo de Assis em uma próxima iniciativa.
   O superintende técnico e comercial da Coopermota, Sandro Amadeu, destaca que se trata de uma importante iniciativa da Prefeitura de Cândido Mota, a qual recebe o total apoio da cooperativa. “A doação de sangue é uma medida que salva vidas e por isso incentivamos nossos colaboradores, cooperados e fornecedores, bem como a comunidade em geral a aderir a esta ação”, comenta.
   Para aderir à iniciativa ou buscar mais informações sobre o apoio da cooperativa à campanha de doação basta ligar para 18 - 3341 9436, ou procurar o departamento de comunicação da Coopermota.
 
   Doação
   Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, porém, caso tenha 16 ou 17 anos o(a) doador(a) deve estar acompanhado(a) de um representante legal, precisa pesar mais de 50 quilos, estar alimentado, ter dormido bem na noite anterior à doação e portar documento de identificação com foto. Mesmo com tais requisitos, o doador ainda passa por uma entrevista antes da doação para avaliar se pode realizar a iniciativa.
COMPARTILHE
© Coopermota 2019 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400