Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Revolta de produtores e consumidores faz Doria desistir de aumentar impostos
Revolta de produtores e consumidores faz Doria desistir de aumentar impostos
portal DIÁRIO DO PODER / 08/01/2021
Sob pressão, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) decidiu recuar e revogar integralmente o aumento no ICMS para alimentos, energia elétrica e medicamentos genéricos, em plena pandemia.
A decisão foi anunciada na noite desta quarta (6), após uma reunião da equipe econômica. Em nota, Doria afirma que a “redução dos benefícios fiscais” ocorreu quando a pandemia apresentava queda nos índices.
O aumento de impostos, que chegava a 20%, causou revolta em entidades do setor agrícola, que organizaram protestos em 200 cidades no interior paulista na manhã desta quinta-feira (7).
O pretexto para recuar da decisão desastrosa, segundo Doria, é que atualmente o Estado apresenta um crescimento de 41% nas internações e de 70% nas mortes em comparação aos indicadores de outubro.
À Rádio Bandeirantes, o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, disse que a revogação da medida tem o objetivo de não impactar o bolso dos mais pobres durante a crise.
Mesmo com a revogação da medida, o ‘tratoraço’ ainda está mantido, explica o coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio Edivaldo Del Grande.
A permissão para o corte de benefícios fiscais ocorreu com a aprovação do pacote de ajuste fiscal na Assembleia Legislativa de São Paulo, em outubro.
 
Publicado originalmente em DIÁRIO DO PODER
https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/revolta-de-produtores-e-consumidores-faz-doria-desistir-de-aumentar-impostos
COMPARTILHE
© Coopermota 2021 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400