Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Raio mata 33 bezerras e um boi gordo em Rondônia
Raio mata 33 bezerras e um boi gordo em Rondônia
REPERCUTIU / 13/01/2021
O forte temporal que atingiu o município de Cacaulândia (RO), no sábado, 9, fez estrago. A chuva veio acompanhada por raios e uma das descargas elétricas acabou caindo em uma propriedade rural, matando 34 cabeças de gado, sendo 33 bezerras e 1 boi gordo. De acordo com a funcionária da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Isabel Cordeiro, os animais estavam próximos a uma cerca de arame quando foram atingidos, no início da noite de sábado. “Deu um temporal meio pesado para gente”, relembra.
Em vídeo que chegou ao Canal Rural em grupos de mensagem de produtores, o proprietário registra as mortes na manhã seguinte. “A gadaiada estava tudo num canto. Matou 33 bezerras e um boi gordo”, diz o produtor identificado pelo Idaron como Marcos Muniz, enquanto caminha entre os corpos.
Com predominância nelore no rebanho, a estimativa é de que as perdas representem prejuízo de R$ 100 mil ao produtor.
 
O que fazer com o gado morto pelo raio?
Diante do prejuízo, uma questão que surge é se o produtor rural pode aproveitar a carne de animais mortos por raios. De acordo com o Ministério da Agricultura, a resposta é não.
De acordo com instrução normativa do governo, o produto do processamento de exemplares mortos na propriedade rural não podem ser destinados ao consumo humano nem animal. Essa carne não pode ser ingerida, sob risco de provocar sérios problemas de saúde.
Como aconteceu neste caso em Cacaulândia (RO), é comum que o gado morto em decorrência de raio ou de frio foque por horas no campo, longe de condições sanitárias ideais e, portanto, sujeito a contaminações.
A orientação do Ministério da Agricultura é que as carcaças dos animais devem ser queimadas e enterradas, fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.
 
Publicado originalmente em Canal Rural
13 de janeiro de 2021 às 09h40
COMPARTILHE
© Coopermota 2021 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400