Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Coopermota encerra Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT
Coopermota encerra Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT
/ 25/10/2021

Promover o habito da segurança do trabalho e a qualidade de vida em todos os colaboradores, este foi o grande objetivo da SIPAT 2021. No formato online, iniciativa pioneira, realizada pela CIPA, através da Coopermota, o encontro reuniu um numeroso público e alcançou suas metas.
Na abertura, o Superintendente Técnico/ Comercial, Sandro José Amadeu, agradeceu a presença e reforçou a importância da participação de todos os colaboradores. “Estamos em mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes e este é um momento muito importante de reflexão, momento de captarmos informações importantes para o nosso dia a dia. A Cooperativa se preocupa muito com os colaboradores, por isso realizar a Sipat para nós é muito mais do que uma obrigação, é um evento que fazemos questão de realizar todo ano, pois queremos reforçar nos nossos colaboradores a importância da prevenção. ”
Contrariando o formato dos grandes eventos, o melhor não foi deixado para o final, e no dia 18 de outubro, após a cerimonial de abertura, tivemos a palestra “Administração de Conflito”, com Coite Minoru Ueda, que abordou temas relacionados com a interação no ambiente de trabalho. 
Patrícia Ceolin, Fisioterapeuta do Trabalho/Ergonomista foi a responsável pelo segundo dia de palestra no evento (terça-feira - 19), com o tema “Pequenas Melhorias, Grandes Resultados”, mantendo focado na atuação do colaborador e no quanto à postura correta é importante para a saúde física, mental e rendimento em todas as áreas da vida. Ao longo da palestra, a fisioterapeuta também propôs alguns exercícios e ensinou algumas técnicas para colocar os ensinamentos em prática.
Na palestra, “Prevenção ao Câncer de Mama e doenças que acometem as mulheres” a enfermeira Francisley Costa Hermanowoski (quarta-feira - 20), explicou o que é o câncer de mama, apresentando dados estatísticos e as características que devem receber atenção especial durante o autoexame: “todos podem ter câncer de mama, inclusive os homens. E em ambos os casos, quanto mais cedo for diagnosticado maiores as chances de cura, que podem ser de mais de 90%”.
Entre as formas de prevenção, explicou que a prática de atividades físicas associada a uma alimentação saudável e a ida regular ao médico são de essencial importância para a prevenção, entre outros fatores que também podem contribuir como: evitar o estresse e cuidar da saúde emocional e a amamentação. No decorrer da apresentação, a Francisley esclareceu diversas dúvidas dos colaboradores referentes ao tema.
No quarto dia da SIPAT (quinta feira – 21), Francisley Costa Hermanowoski, retornou, com a palestra "Tabagismo, Alcoolismo e Dependência Química”. Na apresentação a enfermeira, explicou que o tabagismo, por exemplo, é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e por outros tipos de tumores como o de boca, o de pâncreas, o de bexiga, o de colo de útero, entre outros. “Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a morte decorrente por tabagismo é evitável, portanto, combatê-lo é fundamental” salienta.
O último dia da SIPAT ficou por conta, de Carmem de Oliveira, Técnico de Segurança do Trabalho, que abortou a temática “Segurança nas Organizações”, ressaltando diversas questões que podem interferir na segurança e causar acidentes no trabalho. “Depois de cinco dias de atividades, a SITAP 2021, foi encerrada com aquele sentimento de missão cumprida, muitas palestras aconteceram, todas com o intuito de capacitar os nossos colaboradores. Provavelmente alguns erros foram identificados e muitos acertos também, mas o que ficará hoje é a certeza que a semente foi plantada e deve ser regada devidamente, para que no futuro possamos colher os frutos desse trabalho, salienta Raquel Andrade, gestora de pessoas da Coopermota.

COMPARTILHE
© Coopermota 2022 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400