Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Produção agrícola x Novos custos em 2022
Produção agrícola x Novos custos em 2022
/ 30/12/2021

“Produção agrícola expande as exportações em 2021” Os principais jornais brasileiros estamparam em seus editoriais essa manchete nesta última semana, fato que enaltecendo a boa fase do agronegócio. De acordo com a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária), 2021 bateu recorde no quesito exportação, movimentando cerca de $S 102,4 bilhões.
O balanço do agronegócio superou o recorde anterior registrado em 2018, de U$S 101,2 bilhões. Por outro lado, os produtores brasileiros tiveram uma alta de mais de 100% nas despesas com fertilizantes e defensivos para culturas de soja e milho.
Na visão de Marcel Rudi Saad, Gestor da Unidade de Negócios da Coopermota de Cândido Mota, embora haja uma transição forte do patamar de custos agrícolas em 2021, houve uma valorização na venda “Tivemos a alta nos insumos, em contrapartida, passamos por momentos de oportunidades, onde o mercado de soja futura trouxe bons preços, e o produtor teve a chance de adiantar as compras e travar os custos de produção, aumentando sua lucratividade.
Para Saad, no próximo ano, a previsão é que esse quadro se mantenha “Iniciaremos 2022, com a chave virada para o que resta do mercado de 2ª safra, a ‘safrinha de milho’, e o mercado de soja 2022/23”. No entanto ele ressalta que o foco estará nos custos “Quem não se antecipou, deverá ficar atento às movimentações políticas, econômicas e logísticas do globo, que ditarão os caminhos e patamares dos mercados de insumos agrícolas mundiais”. Segundo Saad, já é compreendido que assumimos um novo patamar de custos, cabendo aos técnicos saber orientar e conduzir o agricultor as melhores práticas “A missão dos nossos consultores da Coopermota será orientar o agricultor cooperado no posicionamento técnico mais assertivo, e buscar o melhor negócio no momento mais oportuno”, finaliza.

COMPARTILHE
© Coopermota 2022 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400