Coopermota - Notícia
INFORMAÇÃO || NOTÍCIA
Coopermota completa 63 anos e homenageia seus fundadores
Coopermota completa 63 anos e homenageia seus fundadores
ANIVERSÁRIO DA COOPERMOTA / 17/05/2022
   Neste dia 17 de maio, a Coopermota completou 63 anos de fundação. A data foi comemorada por todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte da história da cooperativa. Dois personagens relembram, de um modo especial, parte dos momentos que foram vivenciados por diversas pessoas, a partir de uma narrativa de quem presenciou os primeiros passos deste empreendimento.
   O agricultor Mário Martins é um dos produtores que participou de sua fundação. Hoje, o filho, Elizeu Martins, lembra as histórias contadas pelo pai e o legado de empenho ao desenvolvimento do agronegócio que foi realizado por ele e demais lideranças. Por outro lado, o colaborador José Dias, se emociona ao lembrar das negociações feitas pelo pai, Lázaro Dias, quando reunia os produtores no quintal de sua casa para formar a base deste empreendimento que, em 2022, completa 63 anos.
   Os dois lembram que no período em que a Coopermota foi fundada havia pouca tecnologia no campo e o café era a principal cultura plantada no Vale Paranapanema, local de fundação da cooperativa. A iniciativa foi gerada a partir do descontentamento dos cafeicultores frente às dificuldades de comercialização do café produzido na região. Após diversas tratativas, em 17 de maio de 1959, Lázaro Inácio Dias, Waldo Antunes Ribeiro, Joaquim Galvão de França, Gilfredo Boretti e Isaltino Bento Ribeiro assinaram a ata de criação da Coopermota. Foi a primeira ação, de muitas outras, que compuseram a história da cooperativa até os anos atuais, com novas culturas e negócios.
   Muitas lideranças do agro dedicaram seus esforços para o desenvolvimento da cooperativa. José Dias destaca que as ações realizadas naquele período eram compostas por muitas dificuldades, as quais foram superadas pelas lideranças que se dispuseram a enfrentar os desafios. Contudo, enfatiza que o trabalho realizado por eles fez com que a Coopermota se tornasse hoje uma cooperativa reconhecida em seu campo de atuação, pelo trabalho que leva segurança e sustentabilidade ao produtor rural. “Eu tenho muita satisfação porque ela foi fundada no quintal da minha casa. Eu fico emocionado porque naquele tempo era tudo muita dificuldade. Hoje já mudamos esta realidade. Muitos cooperados que não negociavam com a cooperativa já estão vindo negociar com a gente. O produtor pode ficar confiante que a cooperativa está aqui, defendendo o produtor. É uma ação de mão dupla, pois a cooperativa necessita do apoio do produtor e o produtor também precisa da cooperativa defendendo o lado do produtor”, salienta.
   Da mesma forma, Elizeu Martins conta que seu pai, hoje sem condições de relatar pessoalmente sua história, deixou sempre muito evidente o orgulho que sente por ter participado da fundação da cooperativa. “A gente vive a cooperativa, tem que viver, não tem como. A cooperativa é uma família. Sem ela seria muito mais difícil para nós, produtores, principalmente naquela época.  Diante de tudo o que vivemos e ainda estamos vivenciando, gostaríamos de parabenizar a Coopermota, pelos 63 anos que ela tem e estimar ainda mais vitórias para os anos que virão”, destaca.
   Tais momentos relembrados pelos dois é celebrado pelo atual presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel. “Hoje é uma data especial, completamos 63 anos de criação. A Coopermota agradece a todos que participam desta história, cooperados, parceiros, colaboradores e todos que se envolvem de alguma forma. Parabéns, a todos, indistintamente!!”, conclui. Avalia que são momentos que vão permanecer para sempre na história da Coopermota e ajudam a desenhar os caminhos para um futuro de pleno desenvolvimento e grandeza equivalente à importância do produtor rural para o mundo.
 
    PARABÉNS COOPERMOTA
COMPARTILHE
© Coopermota 2022 | Todos os direitos reservados
Matriz: 18 3341-9400